Para quem pensa que internet não vende, ou não é o local apropriado para negociar imóveis está enganado, esse pode ser o pensamento formulado pela geração Baby Boomers ou a ainda em alguns casos a Geração X, mas jamais pela geração Y.

Uma pesquisa realizada pelo Viva Real sobre o comportamento dos seus usuários na busca de imóvel, revela as diferenças do comportamento do consumidor.

O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.

  • Localização do imóvel como fator unânime entre as gerações na hora de escolher o novo lar
  • A pesquisa mostrou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online (55%). A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%). Possuem preferência por imóveis de 2 quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar, – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel – mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.
  • Enquanto isso as gerações X e Baby Boomers se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando 6 meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal.

Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers são os mais preocupados com a localização e bairro, no entanto essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis,

  • A geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio.

Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores:

  • 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação.

“A escolha do e-mail como meio de comunicação” preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público.

Fonte: Portal VGV e Viva real

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